Anos atrás, minha filha Andréia – que tenho como excelente fotógrafa -, pediu-me sugestão sobre o que fotografar, de especial, no vazio de uma noite de sábado. Considerei que reproduzir a cena à luz de uma única vela, do quadro “Sonho de São José”, de Georges de La Tour – grande tenebrista na linha de Caravaggio, Zurbarán e Rembrandt – grandes mestres do “chiaroscuro”, seria um bom desafio.
Localizamos uma reprodução no Google, e nos fascinou uma outra, em que o menino Jesus ilumina o trabalho do pai carpinteiro, com o genial lance da vela acesa protegida do vento pela mão do garoto que se mostra rósea e translúcida contra a luz. Fiquei na posição do santo dormindo sentado, meu neto Israel (hoje adulto) fez o anjo que se aproxima com a vela, e, logo depois, vimos o resultado da sessão na tela do computador. A noite fora salva.
W. J. Solha: romancista, poeta e ensaísta paulista radicado na Paraíba, é também dramaturgo, ator, artista plástico e publicitário, com vários livros publicados e premiados, transitando em várias frentes de nossa cultura; um artista "multimídia" por excelência.
E-mail: waldemarsolha@gmail.com