Sânzio de Azevedo (foto acima), um dos maiores pesquisadores e historiadores da Literatura Brasileira, apresenta-nos um livro de valor inestimável, verdadeiro tesouro de arqueologia literária, produto de uma pesquisa e busca de mais de 40 anos: “Atas da Padaria Espiritual”.

Para quem possa estranhar o título ou desconhecer o que seja a tal “Padaria Espiritual”, uma pequena explicação. Surgida no Ceará, em fins do século XIX, era uma sociedade de rapazes de Letras e Artes, com objetivo bem determinado: Fornecer pão de espírito aos sócios em particular e aos povos em geral. Daí seguia-se que o presidente era o “Padeiro-Mor”, os secretários eram “Forneiros”, o tesoureiro era o “Gaveta”… Os sócios eram os “Padeiros”.

As reuniões eram as “Fornadas” e o local era o “Forno”. Tudo num humor contagiante e muito original. E dela participavam figuras destacadas de nossa história literária como Adolfo Caminha, Antônio Sales, Lívio Barreto… Ao contrário do que possa parecer, a leitura é gostosa, instrutiva, enriquecedora. Afinal, fazer Literatura neste país, não é mesmo tarefa que só persiste com gente de muito bom-humor?

Nelson Hoffmann: escritor, professor, advogado e filósofo gaúcho, autor de vasta obra literária, com destaque para a série de livros protagonizada pelo detetive policial João Roque Landblut, também é profundo estudioso da história do Rio Grande do Sul, da cultura indígena e da região das Missões.

E-mail: nelson.hoffmann@yahoo.com.br