Você Nunca Esteve Realmente Aqui é um filme de 2017, escrito e dirigido por Lynne Ramsay – também diretora do espetacular Precisamos Falar Sobre Kevin. A história do filme se desenvolve em torno de Joe, um policial veterano que tem como forma de sustento o rastreamento de garotas que foram sequestradas.

Após complicações em um de seus trabalhos, acompanhamos a espiral de violência que adentra a vida de Joe, enquanto ele busca resolver a situação e devolver a menina em segurança para a sua família. E, por mais repetida que essa história aparente ser, essa obra está longe de ser apenas mais um blockbuster de ação hollywoodiano.

Ramsay sempre leva um bom tempo entre seus filmes e isso pode ser percebido pelas qualidades que suas obras possuem. Aproximadamente seis anos após escrever e dirigir Precisamos Falar Sobre Kevin, ela nos brinda com uma obra genial, que, sem dúvida, está entre os grandes filmes dessa década.

Grande parte do triunfo do filme se deve à brilhante atuação de Joaquin Phoenix. Em um dos grandes papéis de sua carreira, Phoenix transmite muito bem toda a loucura que parece permear cada pensamento de seu personagem, além de uma tristeza latente, que só parece aumentar a cada cena do longa.

Somos apresentados a pouquíssimos fatos do passado de Joe. Isso faz com que tenhamos que ser criativos quanto ao que já aconteceu com ele. O que pouco nos é mostrado parece aterrorizante, portanto é compreensível todo o transtorno que esse passado obscuro parece ter causado no silencioso e extremamente violento protagonista dessa trama.

É aí onde eu penso morar toda a curiosidade que o personagem suscita em quem assiste ao filme. Tarkovsky dizia que para ele “os personagens mais interessantes são aqueles exteoriormente estáticos, mas interiormente cheios da energia de uma paixão avassaladora”. Penso o mesmo. Apesar de não transparecer muitas emoções ou falar muito, é clara a batalha interna que Joe parece travar a todo momento.

Após ver o filme, achei o personagem bem similar com o motorista interpretado por Ryan Gosling em Drive. Ambos são personagens que não dizem muito, pouco sabemos sobre seu passado – apesar de tudo, no fundo, são boas pessoas, em que pese a violência latente nas duas películas, ou seja, uma violência que só é demonstrada quando a ocasião exige.

Outro ponto em comum com o filme de Refn é o brilhante trabalho de direção realizado por Lynne Ramsay, colaborando para transmitir brilhantemente todas as nuances da perfomance de Phoenix.

Você Nunca Esteve Realmente Aqui é um drama que tem um desenvolvimento lento, porém espetacular. É um filme indicado para aqueles que desejam adentrar a psique de uma pessoa perturbada em meio a um mundo ainda mais perturbado. Para ser honesto, eu só não indico esse filme para quem não gosta de filme bom…

Rodrigo Maracajá: radicado em João Pessoa, é um dos autores da novíssima geração, crítico de cinema, estudante de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais, desbravador da literatura e apaixonado por música e HQs.

E-mail: rdrslv97@gmail.com