Figura central na história da filosofia, nas áreas da metafísica e da lógica, bem como na história da matemática, Gottfried Wilhelm Leibniz (1646 – 1716) foi um pensador muito à frente de seu tempo, portanto bastante incompreendido entre seus pares. Contudo, devido ao caráter holístico e abrangente de sua obra e ao ecletismo de suas ideias, tornou-se, décadas após a sua morte em quase esquecimento, um dos principais nomes do racionalismo filosófico e da ciência matemática, com um poderoso pensamento hoje reconhecido e ainda em processo de tradução – dado que ele escrevia em latim e francês – e interpretação, haja vista o volumoso número de escritos deixados por ele.
O trabalho de Leibniz antecipou a lógica moderna e a filosofia analítica, através da busca de uma linguagem universal baseada na matemática e na própria lógica. Além disso, no campo da matemática, suas realizações são impressionantes: concebeu as ideias de cálculo diferencial e integral; modernizou a calculadora de Pascal e a calculadora mecânica; refinou o sistema de números binários e, com isso, o sistema de algoritmos em que se baseiam todos os computadores digitais, os semideuses do mundo contemporâneo – contribuição de sua mente prodigiosa e de sua lógica racionalista.
Sua metafísica é mais conhecida devido a sua filosofia otimista: nosso universo seria o melhor de todos os mundos possíveis que Deus poderia ter criado. De igual forma, sua monadologia (concepção baseada no conceito de “mônadas”, substância individuais que não podem entrar em nenhuma relação causal com outra mônada) teve grande repercussão. Seu projeto filosófico, a rigor, envolveu exatamente essa metafísica baseada em uma espécie de “pluralismo monadológico”, combinado com um juízo teórico de “harmonia preestabelecida”.
O objetivo principal de nosso estudo* é traçar um panorama geral das principais ideias e esmiuçar, de forma crítica, o cerne do vasto pensamento de Leibiniz, demonstrando como os pontos de ecletismo em sua obra, aliados a seu notável poder de síntese que buscou conciliar concepções antigas e novos entendimentos acerca dos mais variados campos do conhecimento humano, pavimentaram o caminho para que seu ideário viesse a perdurar, na história da filosofia e da ciência, de sua época até nossos dias, reverberando seu plano intelectual em nossa contemporaneidade pós-moderna.
Palavras-chave: Leibniz. Racionalismo. Metafísica. Lógica. Matemática. Epistemologia. Ecletismo. Síntese. Contemporaneidade.
* Esta é a introdução de um artigo apresentado por este subscritor ao Mestrado em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba, pelo Programa de Pós-Graduação da UFPB.
Thiago Andrade Macedo: escritor infiltrado no serviço público federal, advogado não militante, autor do romance policial, psicológico e filosófico O Silêncio das Sombras, também atuou como articulista do jornal A União; filho de pernambucanos nascido nas Minas Gerais, atualmente é um ex-nômade radicado em João Pessoa, Paraíba.
E-mail: thiagojpam@yahoo.com.br